Cabo Frio intensifica vistorias e orienta ambulantes sobre higiene na orla

A Vigilância Sanitária de Cabo Frio realizou, nesta quarta-feira (14), uma ação intensiva nas praias do Forte e do Peró com foco na orientação de barraqueiros e vendedores ambulantes sobre as regras de manipulação e armazenamento de alimentos e bebidas comercializados na orla.

Durante a fiscalização, equipes percorreram barracas fixas e carrinhos, distribuíram material informativo a comerciantes e banhistas e identificaram os pontos que estavam em conformidade com as normas sanitárias, por meio de etiquetas adesivas. Caixas térmicas e outros locais de acondicionamento de produtos foram vistoriados para verificar temperatura, higiene e conservação.

Em situações de irregularidade, os responsáveis foram orientados a corrigir os problemas de forma imediata. Em alguns casos, no entanto, houve o descarte de itens como maionese temperada e condimentos mantidos fora da temperatura adequada, o que representava risco à saúde dos consumidores.

O barraqueiro Eduardo José de Oliveira Vieira, que teve seu espaço aprovado na fiscalização, avaliou positivamente a iniciativa. “Ter uma fiscalização para te orientar é perfeito. Isso fica bom para o turista e para a gente trabalhar dentro da legalidade. Hoje, Cabo Frio é referência. Então, se o turista vem para cá e encontra tudo organizado, tudo direitinho, um bom cardápio, vai ficar bom pra todo mundo”, afirmou.

A superintendente da Vigilância Sanitária Municipal, Kelly de Araújo, informou que o trabalho seguirá ao longo do verão, com ações ainda mais abrangentes. “Vamos continuar atuando de forma cada vez mais intensa. Estamos fazendo o levantamento de onde ficam as cozinhas que fornecem esses alimentos para as barracas, para verificar em que condições essas refeições estão sendo produzidas”, explicou.

A população também pode colaborar com o trabalho de fiscalização, denunciando possíveis irregularidades pelo telefone (22) 2646-2506, ramal 2508, ou pelo e-mail (visacabofriorj@gmail.com).

A Vigilância Sanitária reforça ainda algumas orientações para o consumo seguro na praia, como verificar se o lacre de garrafas de água está intacto e se os rótulos estão legíveis, observar a higiene no preparo de bebidas e drinks, exigir gelo industrial e conferir a validade e a integridade das embalagens de produtos industrializados.

Sair da versão mobile