A Prefeitura de Cabo Frio promoveu uma operação conjunta para retirar um muro construído de forma clandestina na Faixa Marginal de Proteção (FMP) do Rio São João, em Tamoios. A estrutura, considerada antiga, estava em uma área ambiental onde qualquer tipo de ocupação é proibida por lei, configurando uma infração ambiental de natureza gravíssima.
A iniciativa teve a participação das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima; Segurança e Ordem Pública; além da Coordenadoria de Assuntos Fundiários, Guarda Marítima e Ambiental, Grupamento da Guarda Civil de Tamoios e da 8ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm). Os secretários Jailton Nogueira (Meio Ambiente) e coronel Leandro Carvalho (Segurança e Ordem Pública) acompanharam de perto a ação.
Durante a vistoria, a equipe identificou a construção irregular e recebeu relatos de moradores indicando uma possível tentativa de venda do terreno — prática proibida, já que se trata de área de preservação permanente. Para evitar que outras pessoas fossem enganadas, acreditando que poderiam ocupar o local, a Prefeitura determinou a imediata demolição do muro, que também prejudicava a paisagem natural do entorno do Rio São João.
A área será cercada e passará por processo de recuperação com o plantio de espécies nativas, promovendo o reequilíbrio ambiental e permitindo que a comunidade possa usufruir do espaço de forma segura e consciente.
A população pode denunciar práticas que causem danos ao meio ambiente diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (22) 3199-1333 ou e-mail [email protected]. Também é possível acionar a Guarda Civil Municipal pelo número 153.