Uma nova medida adotada pela Prefeitura de Cabo Frio está dando um destino inteligente e ecológico às lonas usadas em eventos públicos. Em vez de virarem lixo, esses materiais agora são reciclados e transformados em itens úteis, como bancos e lixeiras, que serão instalados em praças e outros espaços públicos.
A proposta é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, e as pastas de Turismo e Eventos. O reaproveitamento faz parte de uma estratégia de sustentabilidade e reforça o compromisso com a economia circular. O secretário da pasta ambiental, Jailton Nogueira, pontuou que “a ação reduz o impacto ambiental do descarte inadequado e valoriza o reuso como ferramenta de gestão responsável”.
O trabalho conta ainda com a atuação direta da Equipe Verde da Secretaria, que conduz o projeto com foco em inovação, preservação e cuidado com o ambiente urbano. As lonas recolhidas passam por um processo de reciclagem em parceria com uma empresa especializada da região Sul do país.
Além de virar mobiliário urbano, o material pode ser reaproveitado de diversas outras formas. Em outras cidades, já são comuns as transformações dessas lonas em bolsas, mochilas, capas protetoras, tapetes externos, toldos reutilizáveis e até peças de artesanato.
Segundo Jailton, esse tipo de reaproveitamento demonstra como soluções simples podem gerar impacto positivo: “Essas alternativas mostram o potencial de transformar resíduos em produtos úteis, alinhados aos princípios da sustentabilidade e da economia circular”.
A iniciativa integra o Programa Cabo Frio Educada e reforça uma política pública voltada para a educação ambiental, inovação urbana e gestão de resíduos com responsabilidade social.